Pesquisa:
SteamPunk | A Bússola de Ouro
31
post-template-default,single,single-post,postid-31,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
jan 06 2008

A Bússola de Ouro

bussola_de_ouro_01.jpg

O filme batizado no Brasil com o nome de “A Bússola de Ouro”[bb], e também conhecido como “A Bússola Dourada”, é a adaptação do primeiro romance da trilogia “Fronteiras do Universo” – do original “His Dark Materials” – chamado “Northern Lights” e publicado na Inglaterra em 1995 por Philip Pullman.

A obra literária foi acaloradamente elogiada pela crítica e, apesar da adaptação cinematográfica receber muitas críticas nacionais negativas, não é difícil intuir que o interessado em Ficção Científica e Fantasia tenha tudo para apreciar “A Bússola de Ouro”.

O enredo passa pelo conceito de que tudo se passa em um universo paralelo ao nosso, onde uma astuta órfã chamada Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) mora com o tio, Lord Asriel (Daniel Craig), um acadêmico que encontrou evidências contra a doutrina estabelecida e defendida pelo Magistério, que mantém uma ditadura ideológico-dogmática.

bussola_de_ouro_02_peq.jpg

Uma das características mais fascinantes do universo criado por Philip Pullman, contudo, é o fato de que todo ser humano tem uma alma e que esta perambula ao seu lado na forma de animais – na tradução chamados de dimons e no original dæmons – que representam a têmpera, personalidade e inclinações de seu dono.

Uma crença antiga, em uma substância, chamada “Poeira” – do original “Dust” – que ligaria os seres humanos a um outro mundo através de seus “dimons”. Lord Asriel e os demais acadêmicos, que estão visivelmente desconfortáveis com o poder exercido pelo Magistério, vêem na evidência a oportunidade de desestabilizar sua influência.

A mecânica da trilogia “His Dark Materials” permite a interação entre as almas de cada personagem com outras almas e com os personagens em si, sugerindo que a alma é mais que uma essência, mas uma atuante que faz as vezes de instinto, consciência e sensibilidade.

bussola_de_ouro_aletiometro.jpg

O filme contrai uma grande quantidade de história em muito pouco tempo de exibição e, no entanto, não é difícil se sentir envolvido pela sofisticação da trama e pela magia exercida pelo presente do Reitor para a pequena Belacqua, um instrumento chamado “aletiômetro”, capaz de medir a “Verdade”.

O nome “aletiômetro” é uma referência ao conceito Grego denominado “Alètheia”, que remete a sinceridade, bem como ao que é Real ou Fato. O significado literal do conceito está ligado a “algo que não está oculto, ou o estado de ser evidente”, dando uma pista da inspiração e intenções do autor em empreender uma jornada moral menos trivial do que a que espera o público que procura mera diversão.

Contando com personagens encarnados por Christopher Lee, Nicole Kidman, Eva Green, Sam Elliott, e com artistas do calibre de Ian McKellen, Kathy Bates e Kristin Scott Thomas nas vozes de “dimons” e outros personagens, fica claro que a produção é ambiciosa e que, embora não tenha tido a audiência esperada, trata-se de um roteiro que despertou o interesse de um seleto grupo de atores e atrizes.

Com direção e roteiro de Chris Weitz – do ótimo “Em Boa Companhia” – o filme é recheado de estética SteamPunk em cada esquina da estória, seja nas carruagens, barcos, dirigíveis, no “aletiômetro” e em uma série de outros detalhes de figurino e cenografia, o que sinaliza a importância dada aos detalhes e a confiança na proposta “retrofuturista”.

O espectador mais ansioso pode vir a se incomodar com o final lacônico e tão dependente das continuações que ainda estão para ser lançadas, entretanto o filme mostra a que veio e deixa claro o potencial da história.

Caso você já tenha visto o filme, não deixe de documentar sua opinião deixando um comentário.

Você quer saber mais?

Site Oficial

O site oficial do filme, disponível em várias línguas – incluindo o Português – é farto em informações a respeito do filme, material para download, conteúdo escondido acessível a partir de um “aletiômetro” e até mesmo um sistema que permite ao visitante descobrir qual o seu “dimon”.

Trailer do Filme

Papéis de Parede

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários

Publicar Comentário