Pesquisa:
SteamPunk | Memorial do Imigrante SteamPunk
51
post-template-default,single,single-post,postid-51,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
maio 27 2008

Memorial do Imigrante SteamPunk

memorial-do-imigrante-steampunk-01.jpg

Livros, filmes, RPG… Tudo isso não é estranho a quem se interessa por Steampunk. Mas como trazer a ficção para a realidade? Ou pelo menos um pouco dela?

Com essa pergunta, resolvi fazer um passeio diferente: ir ao Memorial do Imigrante, na capital de São Paulo.

Próximo à estação Bresser do metrô, o Memorial fica instalado na antiga Hospedaria dos Imigrantes, que recebia trabalhadores vindos das mais diversas partes do mundo, que chegavam ao porto de Santos.

memorial-do-imigrante-steampunk-02.jpg

E como eles chegavam, de Santos a São Paulo? Ah, agora as coisas começam a ficar interessantes: de locomotivas a vapor!

Além do acervo do museu, que conta com cenários, mobília e maquinário de fins do século XIX e início do XX, é possível fazer um passeio em uma autêntica Maria-Fumaça.

memorial-do-imigrante-steampunk-03.jpg

Na plataforma já se sente o calor vindo do trem, que conta, além do pequeno vagão reservado à lenha, com outros três: um de carga, um de madeira e um de aço. Ao longo do caminho, mais vagões e locomotivas, como a Velha Senhora, em fase de restauração. O passeio é mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), um grupo apaixonado por ferro, vapor, potência e trilhos que ajuda a resgatar a história dessas máquinas tão pouco valorizadas atualmente. Os guias são voluntários da ABPF e sabem tudo sobre o assunto. Também há um pequeno museu ferroviário, um modelo de motor e um guindaste a vapor, outra máquina maravilhosa que nos ajuda a viajar a um tempo em que tudo era possível com a força do vapor e a elegância vitoriana.

memorial-do-imigrante-steampunk-04.jpg

E por falar em elegância e viagem no tempo, ainda é possível tomar um café ou um chá no bistrô e tirar belas fotos com trajes de época. Amigos Steampunk, não deixem de fazer uma visita!

Você quer saber mais?

Deborah Silva
carrolian@gmail.com
3.604 Comentários
  • Olá Débora, legal ver atividade aqui no Steampunk.

    Engraçado voc~e falar do memorial, minha namorada esteve lá há poucos dias. Uma foto com trajes de época não parece de todo mal…

    maio 27, 2008 at 4:09 pm
  • Olá. Muito bom o blog. Vocês irão à Fantasticon? Vai ter uma mesa debatendo Steampunk, New Weird e outras coisas.

    junho 5, 2008 at 7:40 pm

Publicar Comentário