Pesquisa:
SteamPunk | “Ventus”
49
post-template-default,single,single-post,postid-49,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
out 09 2008

“Ventus”

Ventus - Karl Schroeder

Larl Schroeder (Wikipedia) é um escritor canadense de 46 anos – nascido a 4 de Setembro de 1962 – do qual pouca gente ouviu falar, mas que vem escrevendo ficção científica já desde 1982.

Se concentrando em escrever acerca de um futuro distante, o autor costuma especular acerca do futuro de tecnologias de ponta enquanto envereda em profundidade por questões Filosóficas mais elevadas.

Um dos conceitos por ele cunhados, denominado Thalience, vem sendo inclusive levado a sério na pesquisa acadêmica de Inteligência Artificial e que descreve a noção de consciência.

Em “Ventus”, seu primeiro romance solo, Shroeder conta a história do conflito entre duas correntes de pensamento de seres sintéticos dotados de Inteligência Artificial. De um lado os que acreditam que dever usar recursos naturais planetários como bem desejarem, do outro estão aqueles que preferem manter uma parceria com os seres humanos.

Schroeder criou um universo complexo e compilou uma obra ambiciosa, elogiada pela crítica e pelos entusiastas da Ficção Científica de um modo geral e sub-gênero SteamPunk em particular.

Uma grande notícia é que Karl Schroeder disponibilizou seu livro sob licença Creative Commons

Ventus is the story of a conflict between artificial intelligences with different aims. Some want to do what they like with planets. Others work with human agents to stop them. These humans have been modified and upgraded with body armor, nanotech, and other ability boosting devices.

The conflict in this story is played out on the planet Ventus, where an underling of one of the rogue AI is experimenting with some of the local primitive humans.

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Parece ser uma excelente dica, Bruno. Vou dar uma lida assim que puder.

    outubro 10, 2008 at 1:12 pm

Publicar Comentário