Pesquisa:
SteamPunk | Loja São Paulo
74
post-template-default,single,single-post,postid-74,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
out 12 2008

Loja São Paulo

steampunksp-tk-sociedade-paulista-de-steampunk-sociedade-de-steampunk-sp-sao-paulo-outracoisa.jpg

Além de um sub-gênero da Ficção Científica e uma proposta estética, o SteamPunk é um movimento cultural, seja este um movimento de espectadores e fãs ou uma busca de se incentivar e produzir Subjetividade SteamPunk.

A importância de iniciativas como a de Raul Cândido Ruiz e equipe, que fundaram a Loja São Paulo do Conselho SteamPunk, é muito grande até porque o SteamPunk é universal. Elementos SteamPunk podem ser encontrados em nossa cultura como em qualquer outra e nunca é demais enveredar por mais uma forma de fazer ficção.

Conversando com Raul Cândido sobre SteamPunk, sobre seu site http://sp.steampunk.com.br e sobre a Loja São Paulo do Conselho SteamPunk, pude descobrir um pouco mais a respeito do que o pessoal do estado vizinho anda planejando.

A despeito de a Loja São Paulo ter sido fundada por Raul Cândido Ruiz, Karl F. e Edward “O Conselheiro”, tanto o website quanto a Loja estão prontos para receber novos colaboradores para enriquecer ainda mais o conteúdo gerado e as idéias que pretendem colocar em prática.

sociedade-paulista-de-steampunk-logo-outracoisa.jpg

Nas palavras de Raul Cândido Ruiz, “a página SteamPunkSP.tk e a Loja São Paulo têm como objetivo divulgar o gênero para aqueles que desconhecem a sua existência e também a existência de um movimento organizado aos seus admiradores”, o que é muito importante, uma vez que já há quase trinta anos surgiu este sub-gênero da Ficção Científica e quase nenhum trabalho artístico digno de nota alcançou notoriedade no país.

Karl Chemar produz boa parte do conteúdo publicado no SteamPunkSP.tk e promete “textos bem elaborados, humor ácido e vem sendo uma fonte artística quase que inesgotável”, como elogia Raul.

É comum, mas inevitável, a pergunta acerca de como alguém teve contato com o SteamPunk pela primeira vez, ao que Raul respondeu prontamente que todos eles tomaram conhecimento do gênero da mesma forma, e que, por sempre terem apreciado clássicos como “Frankenstein”, de Mary Shelley; “Der Sandmann”, de E.T.A.Hoffmann; e autores como Edgar Alan Poe e H.P. Lovecraft, ficaram profundamente satisfeitos em “conhecer um conceito capaz de unir estas possibilidades”.

De fato todo fã do gênero deve concordar com Raul quando ele afirma que “a identificação é inevitável”.

“Bastava olhar para o espelho! Em pleno Século XXI lá estávamos nós…”, acrescenta Raul, “Edward com seu cachimbo e extenso conhecimento sobre o oculto, Karl com seu chá, seu chapéu tão bem cuidado e seus quadros, gravuras e modelos que retratam seres fantásticos… e eu com meu colete castanho, minha bengala, minha dor nas costas e as histórias que me fervilham nas idéias. Nós já eramos Steam. Bastava prestar atenção.”

Uma coisa um tanto difícil de conseguir explicar, contudo, é o que torna o SteamPunk tão especial e tão atraente.

time-machine-maquina-do-tempo-h-g-wells-steampunk-outracoisa.jpg

Raul Cândido Ruiz aposta no fato de que “basta ver uma fotografia de Nicola Tesla sentado a ler enquanto sua bobina dispara relâmpagos poderosos” para se ter uma idéia dos motivos. “O Steam nos proporciona uma viagem ao futuro com a ‘Maquina do tempo’ de Wells ou uma viagem ‘De Volta para O Futuro’ na Locomotiva de Doc Brown.”

Se há dúvida quanto a ser o SteamPunk um modismo ou não, não há nenhuma dúvida de que se trata de uma proposta estética graficamente poderosa, ainda mais quando se ouve um adepto como Raul Cândido Ruiz narrando que, ainda por cima “temos o direito de sentar a janela [desta Máquina do Tempo] observando transformações geológicas enquanto lemos periódicos sobre invenções como o Relógio de Pulso ou a Máquina Voadora de Santos Dumont e o Autômato-Leão de Leonardo.”

Todos nós, envolvidos com SteamPunk tendemos a ser entusiastas mas, mais que isso, tendemos a desejar que o gênero se torne mais conhecido e relevante. A Loja São Paulo do Conselho SteamPunk, com este intuito, planeja o 1º evento SteamPunk Paulista, que trará ao público muitas surpresas, filmes e desenhos animados enquanto, simpaticamente, oferece a outras Lojas do Conselho SteamPunk seu entusiasmo em ajudá-las a se organizar.

Você quer saber mais?

A opção de menu “Organizações”, no topo deste site, fornecem maiores detalhes sobre cada Loja que forma o Conselho SteamPunk no país, bem como outras organizações, como a Sociedade Brasileira SteamPunk, de Emerson Bohrer.

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários

Publicar Comentário