Pesquisa:
SteamPunk | Os Arquivos Perdidos de Sherlock Holmes: A Sabedoria dos Mortos
21381
post-template-default,single,single-post,postid-21381,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
ago 25 2019

Os Arquivos Perdidos de Sherlock Holmes: A Sabedoria dos Mortos

“Várias vezes lhe disse, meu caro Watson, que quando se elimina o impossível, o que resta, por mais improvável que seja, é a verdade. Mas… o que acontece quando não se pode eliminar o impossível?”

O maior detetive do mundo e seu dedicado cronista. Um tomo maldito escrito por um árabe louco. Uma sociedade secreta que reúne eminentes figuras da sociedade inglesa. Uma mensagem cifrada encontrada em um cemitério indígena. Um príncipe que abdicou de seu reino, deixando os círculos místicos europeus em estado de alerta. Todos esses elementos compõem o primeiro volume de Os Arquivos Perdidos de Sherlock Holmes, de Rodolfo Martínez, e que acaba de ser lançado em português pela editora Avec, em uma tradução de Emanuele Coimbra e Enéias Tavares.

Pastiches Sherlockianos são uma constante na literatura desde que Conan Doyle decidiu que não iria mais escrever histórias sobre o detetive de Baker Street. Alguns não são exatamente bem aceitos pelo público, como as aventuras escritas pelo próprio filho de Arthur Conan Doyle, Adrian, já outros são controversos, mas queridos pelo público, como “Uma Solução Sete Por Cento”, de Nicholas Meyer, que viraria filme e ganharia mais duas sequências. Outros, anda, acabam se tornando tamanhas referências que suas informações são consideradas o mais perto do cânone possível sem term sido algo escrito por Arthur Conan Doyle (especialmente por aqueles que fazem parte do Grande Jogo), tal qual a biografia fictícia “Sherlock Holmes of Baker Street”, de William S. Baring-Gould.

Essas novas histórias de Sherlock Holmes tem muitos objetivos. As vezes a intenção é recontar versões diferentes dos acontecimentos das histórias originais, como o já mencionado “Uma Solução Sete Por Cento”, outros, como “The Canary Trainer”, também de Meyer, tem como objetivo preencher as lacunas deixadas no cânone, como as aventuras que Holmes teve após sua “morte” em O Problema Final. Alguns exploram a juventude de Holmes, ou então sua velhice, como os contos não-autorizados de Gerald Heard, “The Beekeeper’s Apprentice” de Mary Russell, e “The Final Solutionou” de Michael Chabon. “The Enola Holmes Mysteries, de Nancy Springer, cria uma irmã mais nova de Sherlock Holmes que tem suas próprias aventuras, e “Mycroft Holmes” de Kareem-Abdul Jabbar e Anna Waterhouse conta sobre a juventude do já conhecido irmão mais velho de Holmes.

Já outros não se contentam apenas em preencher espaços existentes e tentar explica discrepâncias, mas criam seus próprios nichos e os expandem, colocando Holmes nas mesmas histórias em que outras criações literárias da época, como “Sherlock Holmes’s War of the Worlds” de Manly Wade Wellman, ou “Dr. Jekyll and Mr. Holmes” de Loren D. Estleman, ou a coleção “Shadows Over Baker Street”, que traz histórias de diversos autores colocando Holmes contra as forças cósmicas sinistras dos Mitos de Cthulhu, incluindo o conto ganhador do Hugo “Um Estudo em Esmeralda” de Neil Gaiman.

Mas anos antes dessa coleção, ou do conto de Neil Gaiman, outro autor já havia colocado Holmes no caminho dos horrores lovecraftiamos dos Grandes Antigos…

Rodolfo Martínez nasceu em Asturias, em 1965. Publicando seu primeiro conto em 1987, logo ele se tornou um escritor indispensável da literatura fantástica na Espanha. Vencedor do Prêmio Minotauro com seu romance Os Sicários do Céu, também ganhou inúmeros outros prêmios ao longo de sua carreira literária, como o Prêmio Asturias, o Prêmio UPV de Fantásticas Histórias Curtas o Ignotus Prêmio nas categorias romance, novela e contos. Sua obra já foi traduzida para o português, polonês, turco e francês.

“La Sabiduria de Los Muertos” foi publicado, em sua forma original como noveleta, em 1996, e mesmo com uma distribuição pequena da Fundación Dolores Medio, foi recebido muito bem pelo público, sendo logo em seguida nomeada vencedora do Prêmio Asturias daquele ano.

A história começa durante a investigação de um estranho caso de roubo de identidade, onde famoso detetive de Baker Street se vê envolvido em uma estranha intriga entre duas ordens iniciáticas. A identidade em questão é um detalhe que aumenta a estranheza do caso, já que envolve o explorador chamado Sigerson, e esse nome não nada mais que a identidade falsa assumida por Holmes nos anos em que foi dado como morto. A intriga em questão é um embate pela posse do livro mais sinistro já escrito: o tenebroso e amaldiçoado Necronomicon.

Segundo Martínez, o ponto de partida para que ele começar a contar essa história foi sua vontade de resolver alguns dos casos deixados em aberto nas histórias originais de Conan Doyle. E em “A Sabedoria dos Mortos” Martínez nos presenteia com a resolução de três misteriosos casos apenas aludidos no cânone Sherlockiano (especificamente na introdução de “The Problem of Thor Bridge”), mas nunca elaborados: o mistério de James Phillimore, que após entrar na própria casa para buscar seu guarda-chuva, desapareceu e nunca foi visto novamente, o caso do barco “Alicia” que navegou através de uma súbita neblina marítima e jamais emergiu do outro lado, sumindo junto de toda sua tripulação, e a súbita loucura da jornalista e duelista Isadora Persano, que foi encontrada ensandecida, encarando uma caixa de fósforos contendo um misterioso verme desconhecido para a ciência. Segundo Martínez, foi essa ultima frase que o fez refletir sobre a possibilidade de uma “irrupção lovecraftiana” no mundo vitoriano de Sherlock Holmes.

Em uma trama de suspense investigativo e aventura sobrenatural, o autor espanhol aproxima a criação máxima de Arthur Conan Doyle do mundo horripilante de H. P. Lovecraft, envolvendo a Ordem da Aurora Dourada, Aleister Crowley e um enigmático monarca, que levarão assombro e misticismo ao universo racional e lógico de Sherlock Holmes e John Watson.

A edição brasileira de “A Sabedoria dos Mortos” foi lançada nesse fim de semana durante a VI Odisséia de Literatura Fantástica em Porto Alegre, e já pode ser comprado em livrarias ou diretamente no site da Editora Avec.

A Sabedoria dos Mortos – Os Arquivos Perdidos de Sherlock Holmes Vol.1
Autor: Rodolfo Martinez
Tradução: Emanuele Coimbra e Enéias Tavares
Capa e projeto gráfico: Samir Machado de Machado
Revisão: Gabriela Coiradas
Edição: Artur Vecchi

Karl Felippe
Karl@steampunk.com.br
3.604 Comentários

Publicar Comentário