Pesquisa:
SteamPunk | Gaslight Justice League
43
post-template-default,single,single-post,postid-43,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
jan 22 2008

Gaslight Justice League

Quadrinhos inspiram séries de TV e filmes de Cinema, mas não param por aí. O escultor Sillof, por exemplo, que faz customização de “action figures“, inspirado na Graphic Novel “Gotham by Gaslight”, esculpiu uma série de reformulações de personagens conhecidos.

Sillof trocou uma série de e-mails com o SteamPunk.com.br, explicando seu processo de criação e sua técnica de escultura.

Segundo ele, que é um grande aficcionado por cinema e de lá tira muito de sua inspiração, tudo começa pela abordagem estética, passando pela sua ampla formação acadêmica em História e pelo seu amor pelo gênero SteamPunk.

O escultor identifica no SteamPunk “uma amálgama perfeita entre as máquinas futuristas e a familiaridade da antiguidade”, que o faz retornar a esta proposta repetidamente, como foi o caso ao criar sua coleção a partir de “Duna” – tanto o livro de Frank Herbert quanto o filme de David Lynch.

O trabalho de Sillof, em suas palavras, “tenta limitar a pesquisa efetiva da estética SteamPunk a um mínimo, se inspirando mais no mundo real e buscando uma componente mais original e menos comprometida com o corriqueiro do gênero.”

batman_superman_wonderwoman_gaslight_steampunk.jpg

Tendo percebido a abundância de material na escala das 6 polegadas, Sillof prefere trabalhar nesta esfera de dimensões, partindo de uma série de esboços, para então lixar, cortar e esculpir em cima de bonecos já existentes, usando Apoxie – um tipo de massa semelhante ao Epoxie – ou fazendo uso de Sculpey. Não raro, Sillof faz uso de moldes esculpidos por ele em cera e cria peças em resina para enxertar no modelo, bem como usa uma miríade de peças já prontas que sejam pertinentes ao projeto, como as reduzidas engrenagens de carros de controle-remoto.

star_wars_steampunk_revision.jpg

A tendência para tons de cinza, bronze e cores “plumbeas” podem ser facilmente percebidas e são conseguidas a partir da mistura do cinza com a maior parte das cores utilizadas e com o envelhecimento das cores a partir do uso de tinta preta diluída e depois delicada e parcialmente retirada, efeito presente também na coleção “Star Wars: Re-Visioned”.

Essencialmente, Sillof extrai inspiração da produção cultural chamada pop e nos entrega de volta uma releitura apaixonada que, como toda leitura SteamPunk, carrega aquela componente que só se pode denominar como “algo de familiar”.

batman_by_gaslight.jpg

O Batman, de “Gotham by Gaslight”, que inspirou o “Justice League by Gaslight”, combate o crime em 1880 e foi criado por Mike Mignola e Brian Augustyn, com o traço de P. Craig Russell.

Os personagens da DC – que detém os direitos de heróis como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha – são constantemente reformulados para participar do projeto Elseworlds, que arrebanha uma série de histórias passadas em diferentes épocas e/ou realidades onde os roteirista tem mais liberdade para brincar com as características e atributos de cada um dos personagens.

Sillof prometeu manter o SteamPunk.com.br informado de qualquer novo lançamento e adianta que está preparando uma coleção bastante mais influenciada pela estética SteamPunk que o trabalho desenvolvido por ele com a Liga da Justiça. A coleção deve estar disponível para exibição em meados de Abril de 2008 e vamos divulgá-la aqui no site com certeza!

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Sensacional.

    janeiro 22, 2008 at 7:31 pm
  • eu achei o trabalho dele genial, como sugestão eu indico a resenha de um rpg antigo da devir, O Castelo Falkestein tem tudo a ver com o site 😉

    janeiro 23, 2008 at 7:01 am
  • Fabrício Junger

    Novo conhecedor do gênero, afirmo que gostei muito das idéias, príncipalmente de ver os personagnes dos meus querdiso quadrinhos engajados neste tipo fantástico de estética.

    maio 8, 2008 at 2:09 pm
  • Brenda Grossi

    Olá, eu já tinha visto esse trabalho e também pesquisando muito sobre steampunk e cosplay eu tenho encontrado bastante cosplayers que fazem versões steampunk de personagens de quadrinhos. E eu me interessei muito por isso, até porque tenho uma lista de cosplay para fazer. Como não tenho nenhum contato com pessoas que participam de grupos steampunk e entendem tão profundamente do assunto, eu pergunto aqui se alguém sabe se existem grupos ( mesmo que de fora do país ) dessas pessoas que fazem essas versões incríveis?!

    agosto 16, 2012 at 8:13 pm

Publicar Comentário