Pesquisa:
SteamPunk | “Frankenstein” (1910), por Thomas Edison
143
post-template-default,single,single-post,postid-143,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
out 28 2008

“Frankenstein” (1910), por Thomas Edison

Cada vez mais identifico uma dificuldade, em muita gente, em lidar com filmes cujo passo é mais lento e cuja seqüência narrativa não tem o ritmo vertiginoso das películas neuróticas cheias de ação e com tão menos espaço para reflexão. Esteja eu certo ou não, o que me parece é que há uma corrente, hoje, que vê cinema como mero entretenimento.

Há grandes representantes, hoje, de um cinema que apele mais para a capacidade do público de pensar e que não supõe que se esteja diante da tela somente para se divertir. O cinema-diversão é ótimo, enfim, contanto que não seja o único-cinema.

Aos olhos do espectador ávido por coisas originais, efeitos especiais e nada mais que diversão, as cenas do “Frankenstein” de 1910, produzido pela companhia de cinema de Thomas Edison, podem parecer datadas, toscas e patéticas. O olho mais treinado, contudo, vai perceber que há grande densidade e um raro potencial dramático neste filme de terror do início do século.

Curioso em suas escolhas artísticas, o filme apresenta um monstro de Frankenstein que emerge de uma solução, uma caldo nutriente, como que uma cultura celular que se alastra de membros mortos para formar um corpo agonizante.

O catálogo da companhia, o “The Edison Kinetogram”, de 15 de Março de 1910, dizia sobre o filme: “Para aqueles para os quais a estória da Sra. Shelly é familiar parecerá evidente que omitimos cuidadosamente qualquer possibilidade de chocar parte da audiência. Ao confeccionar este filme a Companhia Edison tentou meticulosamente eliminar qualquer situação repulsiva e se concentrar nas questões místicas e psicológicas encontradas nesta estranha parábola. Se há divergências, portanto, entre a estória original trata-se puramente da idéia de eliminar aquilo que pudesse ser repugnante para o espectador de imagens em movimento.”

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Carlos Patrício

    Sempre quis ver o famoso “Frankenstein” de Thomas Alva Edison. Obrigado pela oportunidade.

    novembro 11, 2008 at 12:22 am

Publicar Comentário