Pesquisa:
SteamPunk | History Channel, Tesla, Franklin e Hughes
493
post-template-default,single,single-post,postid-493,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
nov 21 2008

History Channel, Tesla, Franklin e Hughes

Hoje, no History Channel, o programa Maravilhas Modernas vai ter como tema Nikola Tesla, se concentrando em sua incomum e tão moderna visão de futuro; mais tarde, o canal exibe também um documentário sobre Benjamin Franklin.

Nikola Tesla

Poucos interessados em SteamPunk desconhecem o trabalho de Tesla e sua luta para levar adiante sua visão do mundo e suas 700 patentes (Leia mais a respeito aqui)! Para os que desejam saber ainda mais, vale a pena, dia 21 de Novembro de 2008, ligar a TV às 20 horas.

A abordagem do programa é particularmente interessante se levarmos em consideração que muitos consideram que ele fora mal sucedido, tendo perdido várias de suas “batalhas” para Thomas Edison.

Hoje – talvez sempre – a noção de sucesso que se tem é absolutamente superficial, concentrando-se principalmente no êxito em convencer um dado número de pessoas que se está certo e conseguir sucesso comercial.

Ao longo da história pode-se identificar inúmeros casos onde alguém está certo de uma forma que ninguém compreende. Por vezes o visionário permanece preso ao chão pela incapacidade de fazer os demais vislumbrarem sua visão de futuro.

O mundo poderia, hoje, ser muito diferente técnica e filosoficamente se Tesla tivesse conseguido mostrar aos mais pragmáticos os motivos que fariam com que o mundo do futuro fosse um mundo melhor.

Há quem argumente que, aos pragmáticos, “um mundo melhor” é o que menos interessa. A eles o que atende é dinheiro em seu pragmático bolso. Seja isso verdade ou não, estando a ideologia morta e enterrada ou não, Tesla é, para a cultura SteamPunk, um símbolo de um mundo que poderia ter sido.

Da corrente alternada, seguindo pela Bobina Tesla, passando por raios mortais, a primeira hidrelétrica, o conceito de radar, a comunicação sem fios, a luz fluorescente, a máquina de terremotos, dínamos oceânicos, células fotovoltáicas, turbinas, veículos de decolagem vertical, o conceito de satélites artificiais e um sem número de outras invenções e idéias, Nikola Tesla merece ser considerado o mais SteamPunk dos inventores.

Benjamin Franklin

Não parando por aí, no mesmo dia, às 21 horas, Maravilhas Modernas exibe documentário sobre Benjamin Franklin, dos maiores inventores e cientistas do século XVIII, deixando um vasto legado tecnológico, notável até os dias de hoje.

Rico em talentos, o americano era um ícone do Iluminismo, tendo sido eleito para a Royal Society, sendo fundador da American Philosofical Society e tendo inspirado e influenciado tantos cientistas e inventores de seu tempo.

Político, cientista, inventor e responsável por algumas das mais importantes descobertas de seu século, Benjamin Franklin descortinou a realidade sobre as polaridades elétricas, a natureza dos relâmpagos, avanços no campo da eletricidade estática, as lentes bifocais, o forno de Franklin, o xilofone-de-vidro, o catéter flexível, o princípio da refrigeração e o pára-raios, além de ter concebido o Paying Forward, inovação social de engajamento individual dos cidadãos em prol de um bem maior.

Em junho de 1776, Benjamin Franklin foi convocado como membro do Comitê dos Cinco, que foi responsável pelo documento preliminar que daria origem a Declaração da Independências dos Estados Unidos da América do Norte.

Todos estes grandes feitos já foram, mais de uma vez, atribuídos ao seu Plano das 13 Virtudes, elaborada aos seus 20 anos de idade e seguidos a risca até o fim de sua vida:

  • Temperança: não comer até ao embrutecimento, nem beber até a embriagues.
  • Silêncio: Não falar senão do que pode ser benéfico para os outros ou para nós mesmos; evitar as conversações frívolas
  • Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar; destinar uma hora para cada uma de nossas tarefas.
  • Resolução: resolver cumprir o que é dever, e cumprir, sem falhar, o que se resolve.
  • Frugalidade: não fazer despesas, senão em benefício próprio ou em benefício de outrem, isto é, não desperdiçar.
  • Aplicação: não perder tempo; ter sempre entre as mãos qualquer trabalho útil; suprimir todas as ações desnecessárias.
  • Sinceridade: não recorrer a ludíbrios prejudiciais; pensar sem idéia preconcebida e com justiça; e ao falar, fazê-lo de conformidade com este princípio.
  • Justiça: não prejudicar ninguém fazendo o mal, ou omitindo benefícios que constituem nosso dever.
  • Moderação: Evitar os extremos; abster-se de guardar ressentimento pelas injúrias, na medida em que as consideramos merecidas.
  • Limpeza: não tolerar a falta de limpeza no corpo, no vestuário e na habitação.
  • Tranqüilidade: não se perturbar com insignificâncias, nem com acidentes correntes e inevitáveis.
  • Castidade: usar raramente do prazer da carne e apenas para benefício do organismo e tendo em vista a descendência; jamais até o embrutecimento, ou ao debilitamento, ou em prejuízo da própria paz e reputação, ou da paz e reputação de outrem.
  • Humildade: imitar Sócrates e Jesus.

Como não é difícil perceber, Benjamin Franklin facilmente consegue espaço no imaginário SteamPunk, mas não são só Nikola Tesla e Benjamin Franklin merecem uma leitura mais profunda.

Além da Era Vitoriana

O ideal dos inventores persiste para aquém e para além da Era Vitoriana e, para quem deseja inspiração para produzir cultura SteamPunk seja em engenhos, RPGs, ilustrações ou qualquer outra forma de expressão, vale a pena assistir as biografias de cientistas, filósofos e inventores de todas as épocas no History Channel.

Um bom exemplo é a biografia de Howard Hughes, grande inventor, engenheiro, cineasta e filantropo do século XX e um dos responsáveis pela moderna aviação.

Se você viu “O Aviador”, com Leonardo DiCaprio, vale a pena revisitar a história deste gênio do nosso tempo e, mesmo se não assistiu ao blockbuster vale descobrir quem foi esse excêntrico e fascinante personagem histórico.

O documentário sobre Howard Hughes passa em seguida ao de Benjamin Franklin, dia 21 de Novembro de 2008, às 22 horas.

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • lLadyCat

    Howard Hughes que mexe com a imaginação das pessoas,porémera um homem arrogante e mesquinho só pensava em si mesmo.O lado escuro de sua vida é cheia de negocitas escusas.Era frio calculista,nunca amou ninguem,o importante para ele era ganhar sempre.Nem vou falar de sua vida sexual,pois era nojenta,sem contar com aqueles disturbios mentais e que provavelmente morreu de AIDS,pois era promiscuo.LadyCat-terça feira-9:20m.

    fevereiro 3, 2009 at 11:22 am
  • carlos alberto

    apesar de toda excêntricidade destes notaveis homens,sua contribuiçao para humnidade è incontestavel

    fevereiro 14, 2009 at 1:30 pm

Publicar Comentário