Pesquisa:
SteamPunk | Carnival Row – Uma fantasia noir Neo-Vitoriana
21305
post-template-default,single,single-post,postid-21305,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
jul 21 2019

Carnival Row – Uma fantasia noir Neo-Vitoriana

Neste fim de semana durante a San Diego Comic-Con foi exibido o primeiro trailer para a série de fantasia neo-Vitoriana Carnival Row, estrelando Cara Delevingne e Orlando Bloom, e produzida pela Amazon Prime Video.

O trailer em questão é formado por dois vídeos diferentes, cada um narrado por cada protagonista da série, a fada Vignette Stonemoss (Cara Delevigne), e o humano Philostrate Rycroft (Orlando Bloom), e introduzindo o mundo de Carnival Row pela sua perspectiva.

Mas qual é o mundo de Carnival Row?

No mundo neo-Vitoriano da série uma grande guerra entre nações humanas e os seres feéricos, ocorreu. No trailer é mencionada a lendária Tír na nÓg, uma das ilhas encantadas do folclore insular Europeu, e no mapa são mostrados outros lugares míticos comos Hy-Brasil, Ynys Afallach, e Annwn. Após essas terras mágicas serem invadidas, os povos feéricos se veem obrigados a fugir, e uma grande quantidade deles chega até a grande metrópole em que a série se passa, “The Burgue”, uma versão alternativa da Londres Vitoriana, bem como de várias outras grandes cidades do século XIX. Uma cidade de época, e com todos os charmes que isso traz, mas também toda a miséria e desigualdade social.

E é claro, ela também exibe o enfumaçado toque do início da Era Industrial e do retrofuturismo.

 Na cidade as criaturas mágicas encontram abrigo, e a área onde se concentram, Carnival Row, é o que dá nome a série. Mesmo assim todos as fadas, os faunos, trows, pixies e centauros são encarados como cidadãos de segunda categoria, com severas restrições impostas a eles pela classe dominante, só podendo trabalhar entre os níveis mais baixos da sociedade, em fábricas, ou como servos nas casas dos humanos mais ricos.

O criador da série, Travis Beacham, definiu o mundo como “Dickensiano”, com várias camadas que ilustram diferentes focos do universo em que a história se passa.

“Estamos olhando para o mundo inteiro, a sociedade inteira, e como uma roda dentada move outra” – Travis Beacham

E é na cidade em que o detetive humano Rycroft Philostrate reencontra a refugiada Vignette Stonemoss. Ambos viveram um curto romance durante os dias da guerra, eventualmente sendo separados pelas autoridades humanas, e relembrar aquilo que tiveram pode ser perigoso em uma sociedade que se torna mais e mais intolerante.

Vignette guarda segredos que podem criar perigos para o mundo de Philo, especialmente enquanto ele investiga a série de terríveis assassinatos que vem ocorrendo em Carnival Row.

“Parte desse mundo é uma discussão sobre racismo, sexismo, conflito de classes e espiritualismo, cobrimos esses assuntos e olhamos para todas maneiras distintas que diferenciam as pessoas e criaturas nessa sociedade, isso proporciona um show complexo e com várias camadas” – Marc Guggenheim

Segundo Orlando Bloom, o prefeito de San Diego visitou a área de imersão da série presente da Comic-Con, apenas para deixar o lugar irritado ao perceber que parte da imersão, e dos temas da série, envolvia questões envolvendo imigrantes, refugiados, discriminação e opressão.

Veja ambos os trailers da série:

Além de Delevigne e Bloom como Vignette e Philostrate, a série também traz Tamzim Merchant (de The Tudors, Salem, Supergirl, e também a Daenerys Targaryen original do piloto de Game of Thrones que nunca foi ao ar) como Imogen Spurnrose, uma dama de uma família importante, mas faida, e que não está nada feliz por um ser feérico se mudar para a casa ao lado da sua, e David Gyasi (de Interstellar, Cloud Atlas, e Troy: Fall of a City) interpretando Agreus Astrayon, o ser feérico em questão, um fauno que, indo contra as convenções sociais vigentes, enriqueceu e está tentando entrar na alta sociedade. Piety Breakspear é outra personagem da série, interpretada por Indira Varma (de Game of Thrones) ela é “a majestosa e astuciosa matriarca da família que comanda a cidade”.

A série ainda conta com diversos outros personagens, e todos tem nomes que parecem ter saído ou de um livro do Mervyn Peake ou alguma obra de Charles Dickens, como Absalom Breakpear, Haruspex, Sophie Longerbane, Nigel Winetrout, e Runyan Millworthy.

Baseada no roteiro cinematográfico “A Killing on Carnival Row”, de Travis Beacham (roteirista de Pacific Rim), o projeto começou a ser desenvolvida como uma série ainda em 2015 pela Amazon e a Legendary Pictures. De início, Guillermo del Toro (você sabe quem ele é) fazia parte do projeto como produtor executivo, diretor e co-roteirista. Em 2017 a série foi aprovada para produção, infelizmente del Toro precisou abandonar o projeto devido a sua agenda de filmagens (AKA: A Forma da Água, que lhe rendeu o Oscar), e René Echeverria (de Star Trek TNG, DS9, Castle, e The 4400) entrou no projeto como showrunner. 

A série será lançada em mais de 200 países no dia 30 de Agosto, pela Amazon Prime.

Karl Felippe
Karl@steampunk.com.br
3.604 Comentários

Publicar Comentário