Pesquisa:
SteamPunk | City of Heroes e o SteamPunk
114
post-template-default,single,single-post,postid-114,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
out 18 2008

City of Heroes e o SteamPunk

No artigo da WoWGirl, no OutraCoisa, sobre SteamPunk no World of Warcraft, tivemos a oportunidade de ver vapor, eletricidade e engrenagens se espalhando indiscriminadamente por um mundo de fantasia… por que não falar, então, sobre a presença de elementos SteamPunk no City of Heroes, jogo menos popular mas igualmente nerd?

O City of Heroes é um jogo do tipo MMORPG (“Massive Multiplayer Online Role-Playing Game”), um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores.

Em City of Heroes, ao invés de ser um cidadão de Azeroth, você é um super-herói com dias muito cheios em Paragon City, uma cidade assolada por uma quantidade indecente de bandidos.

Uma destas gangues é comandada pelo arquivilão ClockWork King, cujos asseclas são robôs em tom acobreado, com engrenagens aparentes e que vivem roubando energia dos transformadores da cidade e peças para construir mais e mais soldados de seu exército de engenhocas mal acabadas.

É bastante evidente o cuidado dos criadores do jogo em aproximar o visual de alguns dos vilões a cultura SteamPunk e lançar mão de uma proposta estética tão poderosa.

Os ClockWorks têm uma história de fundo elaborada e rica em detalhes que dão um tempero todo especial ao jogo, mas não é só desta referência que vive City of Heroes.

Quando fui com um de meus personagens, usando minha mochila a jato, buscar um furo de reportagem, “flagrei” uma criatura se acercando de um petroleiro que bem poderia ter saído das páginas de um dos livros de Julio Verne!

Consegui tirar duas “fotos” antes de ser varrido dos céus por um daqueles tentáculos que quase viraram meu personagem do avesso!

Como jogador de World of Warcraft e de City of Heroes – e fã do gênero – posso dizer que o jeito que a estética SteamPunk é retratada em ambos os jogos é uma leitura interessante e valiosa para a experiência de jogo.

E o mais interessante é que, além de ser possível jogar contra criaturas que façam referência ao gênero, é possível montar personagens tipicamente SteamPunk – totalmente originais ou baseados em seus personagens prediletos – para combater ClockWorks e demais vilões do jogo.

Se você nunca jogou um MMORPG e quiser começar pelo City of Heroes, vá até o site da LevelUp e encomende hoje mesmo sua conta. Quem sabe até o fim do dia você vai poder combater o mal junto com um dos personagens de meu Super-Grupo?

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários

Publicar Comentário