Pesquisa:
SteamPunk | SteamPunk, por Elis Martini
183
post-template-default,single,single-post,postid-183,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
out 31 2008

SteamPunk, por Elis Martini

A colunista do Terra, Elis Martini, de Porto Alegre, entrou em contato com a comunidade SteamPunk nas suas mais diversas manifestações e conseguiu entrevistas muito importantes para o movimento SteamPunk no Brasil.

Conforme pesquisa informal, publicada no OutraCoisa.com.br, cerca de 60% do espaço amostral internacional pesquisado, desconhecia o termo SteamPunk que, segundo a Wikipedia.org é “um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990”. Todo subgênero é um gênero em si mesmo, claro, como é o caso do Science Fantasy, Hard Science Fiction ou o CyberPunk, e não seria diferente com o SteamPunk.

As definições divergem entre os entusiastas do gênero, dadas tanto sua experiência quanto sua perspectiva do assunto, o que é mais que normal em uma proposta tão nova.

O importante, entretanto, é que a mídia tenha a sensibilidade de perceber a existência destes movimentos e que os torne mais populares, promovendo a criação de novos grupos, organizados ou não, de interessados nestas manifestações culturais.

É gratificante, para qualquer entusiasta do gênero, perceber que há outras pessoas por aí com idéias tão próximas – ou mesmo tão distantes – mas que conservam um ponto em comum: o gosto pelo SteamPunk!

O artigo de Elis Martini tem a sensibilidade de dar espaço para alguns dos porta-vozes do assunto no país, como é o caso do fundador da primeira comunidade brasileira de SteamPunk no Orkut, Fábio Ori da Veiga; do fundador da Sociedade Brasileira SteamPunk, Emerson Bohrer; e do fundador do Conselho SteamPunk § Loja São Paulo, Raul Cândido Ruiz.

Fiquei honrado em ser elencado dentre os entrevistados, representando o SteamPunk.com.br e o Conselho SteamPunk § Loja Rio de Janeiro.

Parabéns ao Terra e a Elis Martini, que foram tão atenciosos com todos os entrevistados.

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários

Publicar Comentário