Pesquisa:
SteamPunk | A Taxidermia SteamPunk de Lisa Black
339
post-template-default,single,single-post,postid-339,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
nov 08 2008

A Taxidermia SteamPunk de Lisa Black

Neozelandesa, Lisa Black é escultora e revisita a taxidermia através de um trabalho elaborado de customização, unindo mecânico e orgânico em peças que chocam pelo ar sacrílego.

Não vão faltar críticas e interpretações, adjetivos e expressões de desgosto, mas Lisa Black garante que sua intenção é simplesmente alcançar uma proposta estética dissonante e original.

Sua coleção de animais empalhados modificados é denominada “Fixed” (“consertados”, em português) e cada peça demora meses para ficar pronta, exigindo buscas em Garage Sales por criaturas que, normalmente, já estão um tanto avariadas pelo tempo. Não é menos demorada sua busca por toda sorte de engrenagens e equipamentos antigos para emprestar ao trabalho toda essa aparência SteamPunk.

O trabalho de Lisa Black foi alvo de ativistas, como se pode supor, mas ela é bastante eloqüente ao defender suas intenções artísticas, declarando sua postura pluralista quanto as questões trans-humanistas e seu interesse na estética SteamPunk.

Tendo tido seu trabalho popularizado pela rede social Behance, de profissionais de criação, Lisa Black faz questão de alardear a importância de iniciativas como esta para divulgar a diversidade artística e educar um público pouco tolerante quanto a natureza de obras incomuns.

A arte tem um papel profundamente importante em nossa cultura e reduzí-la a algo que se deve gostar é esperar que ela seja muito menos do que ela pode ser. Uma proposta artística confortável não é tão provocativa quanto uma que nos provoque uma reação incomum, como melancolia ou até raiva.

Em um momento em que o Entretenimento é, para muitos, mais importante que a Arte, artistas como Lisa Black são especialmente importantes, não permitindo ao espectador permanecer com os sentidos embotados e provocando-os a ter alguma reação para, quem sabe assim, entenderem que se divertir não é a única coisa que ela pode fazer e que a reflexão e o significado estão em todo lugar.

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Quero um jacaré desses… XD

    novembro 8, 2008 at 4:41 am
  • É chocante e ao mesmo tempo fantástico.
    Imagina só o que ela podia fazer com animais maiores.
    (Já vi algumas reportagens sobre a África do Sul, onde taxidermisam grandes animais como girafas, búfalos e leões).

    P.S. Também quero um jacaré desses… XD

    novembro 8, 2008 at 1:32 pm
  • Que os meus amigos vegetarianos e protetores de animais não me leiam, mas eu achei o máximo!
    Minha mente doentia fica pensando em um ser humano trabalhado nessa técnica…

    novembro 9, 2008 at 1:52 pm
  • nila

    estupendo trabajo, me gusto eso union fantastica, entre lo mecanico y lo organico, es un trabajo muy bueno.

    outubro 30, 2010 at 3:55 pm

Publicar Comentário