Pesquisa:
SteamPunk | The World of Gatheryn
384
post-template-default,single,single-post,postid-384,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
nov 12 2008

The World of Gatheryn

Há muito charme e sofisticação na literatura, nos quadrinhos e nos RPGs com temática SteamPunk, não há dúvida, mas há momentos em que sentimos falta de ter, na ponta dos dedos, o poder de embarcar em direção a um universo de fato, onde tudo a nossa volta é percebido como se existisse – deixando nossa imaginação a cargo não de mentalizar um entorno, mas de viver uma vida em uma realidade SteamPunk!

“The World of Gatheryn” é um projeto da MindFuse Games que, conforme noticiado no OutraCoisa.com.br, é um jogo do tipo Massive Multiplayer Online RPG – MMORPG – que, como o World of Warcraft ou o City of Heroes, é um jogo que permite milhares de pessoas jogando o mesmo jogo, no mesmo espaço virtual, interagindo, colaborando e se aliando para resolver mistérios, solucionar “quebra-cabeças” e para viver uma vida virtual juntos.

Ao contrário da maior parte dos jogos do tipo MMORPG, no entanto, “The World of Gatheryn” foi pensado para o jogador menos interessado em frenéticas missões e em pancadarias com criaturas medonhas e mais com o Role Playing (a “representação de um papel”), usufruindo da realidade disposta a sua frente e da história que serve de pano de fundo para o universo do jogo.

O universo de Gatheryn supõe o crescimento como intrínseco e, segundo a MindFuse, pacotes com novas paragens serão publicados periodicamente para aumentar a área de jogo.

Cada jogador poderá assumir diversos papéis com temática Vitoriana, sendo possível personalizar tanto sua aparência quanto a aparência de seu lar em Gatheryn, gastando as peças de prata adquiridas em missões e aventuras das quais seu personagem participe. É possível até mesmo adquirir um animal de estimação, como um Furão ou um Macaco Mecânico a Vapor.

Gatheryn é uma história de subversão, a subversão de uma realidade totalitária, onde um poderoso tirano é o único que controla a fonte primaria de energia de seu mundo. Mitologia rica em subtextos, o argumento de Gatheryn que justifica um retorno a uma tecnologia ancestral devido a motivos políticos.

O compromisso de “The World of Gatheryn” com a Era Vitoriana e com a estética SteamPunk é visível, desde o cuidado de mencionar repetidamente a existência destes elementos no jogo até a inclusão de elementos lúdicos mais tradicionais, como puzzles e mini-jogos, garantindo uma experiência de jogo menos orientada ao combate.

Com um milhão de dólares de aporte de capital – como foi amplamente divulgado na mídia especializada – há grandes chances de a MindFuse Games se firmar e ancorar “The World of Gatheryn” em um nicho de mercado ainda mal atendido, que é o mercado SteamPunk de MMO.

A previsão de lançamento está definida para meados de 2009. Agora é só roer as únhas até o dia chegar.

Você quer saber mais?

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Cara, esse é o primeiro MMORPG que eu tenho vontade de jogar em MUITOS anos.

    Parece ótimo e o fato de não ser tão focado em combate me deixa incrivelmente feliz 😀

    novembro 12, 2008 at 12:23 pm

Publicar Comentário