Pesquisa:
SteamPunk | Acessórios SteamPunk de Naná Hayne
572
post-template-default,single,single-post,postid-572,single-format-standard,edgt-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,steampunk 2017-ver-1.9, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,transparent_content,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
dez 06 2008

Acessórios SteamPunk de Naná Hayne

Há algum tempo a Loja Rio de Janeiro divulgou o trabalho de Naná Hayne e sua intenção de criar uma linha de adornos SteamPunk, manifestando a dificuldade em se produzir peças do gênero devido a indisponibilidade de material.

Naná entrou em contato com o Conselho para comunicar a criação de quatro peças dentro do estilo, que fazem referência ao gênero sem tentar elaborar um devir de funcionalidade.

“O material é muito escasso e por isso não tinha sido possível criar nada até então”, se lamenta denunciando a real dificuldade em conseguir insumos para a produção.

Relógios são, sabidamente, bastante procurados para a confecção de peças do tipo, contudo, segundo Naná Hayne, nos relógios mais novos até as engrenagens são de plástico, o que exige o uso de tintas que dêem uma aparência mais autêntica.

Quando tivemos nosso primeiro contato em Maio de 2008, através do OutraCoisa.com.br, seu trabalho – no estilo BitPunk – nos remeteu imediatamente ao gênero SteamPunk, o que nos fez apresentar esse universo estético para ela na forma de um enorme acervo.

Sensível, a artífice imergiu em todo material inicial que enviamos e começou a dar seus primeiros passos no mundo do vapor, pesquisando, conhecendo pessoas do meio e tentando, a todo custo, armazenar material suficiente para dar vazão a sua criatividade.

As novas peças foram feitas a partir de um relógio italiano antigo, adquirido em viagem – “As engrenagens são dele… só uma delas pintei com tinta automotiva na cor bronze” – um custo bastante proibitivo para a aquisição de material que Naná tem contornado através de criatividade e bons contatos.

“Conheci uma pessoa que conserta brinquedos que me enviou várias engrenagens em plástico”, comentou Naná agradecida, mas sabendo que o plástico está longe de suprir as necessidades de peças mais elaboradas.

A artífice não vê como resolver o problema de escassez de materiais mas está ávida por produzir novas peças e, por isso mesmo, resolveu entrar em contato com relojoeiros especializados em relógios antigos e com oficinas de costura, dentre outros profissionais que ainda lidam com uma realidade tecnológica mais anacrônica.

O Conselho SteamPunk então apela aos leitores – interessados em ver coisas antigas transformadas em arte – no sentido de enviarem qualquer artefato mecânico antigo, como relógios, bússolas e caixas de música (quebrados ou não mais utilizados) para o endereço abaixo publicado:

Naná Hayne
Rua Felipe Salomão Chama 81 – Mairiporã – SP CEP 07600-000

“A caixa do relógio, é quase sempre em metal e pode se transformar em um ótimo suporte para broche ou colar…”, coloca ela, se referindo ao fato de que, por vezes, o que parece não ter muita serventia, em suas mãos, vira arte.

Segundo Naná, o que torna as peças interessante é sua diversidade estética e a variedade de elementos que tornem o refugo tecnológico em algo plasticamente belo.

Bruno Accioly
conselho@steampunk.com.br

Co-fundador do Conselho SteamPunk, Bruno Accioly é diretor da dotweb - empresa que faz a infra-estrutura de internet da organização - concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br, é fundador da Sociedade Literária Retrofuturista e autor de "Crônicas Póstumas".

3.604 Comentários
  • Lúcia Helena Pomarico

    Olá,
    queria o contato dessa pessoa que conserta brinquedos e que enviou para vc algumas engrenagens…
    Fico no aguardo.
    Obrigada

    maio 26, 2009 at 7:27 pm

Publicar Comentário